Você sabe o que é Marketing Multinível?
Você já ouviu alguém falar de uma oportunidade de ganhar um bom dinheiro trabalhando de sua casa mas sem saber como? Ou quem sabe alguém muito próximo a você já esteja envolvido com isso, ou puseram um folheto no pára-brisa de seu carro ou te enviaram um email te convidando para conhecer, enfim, não sei de qual forma, mas é provável que as redes de distribuição através do marketing multinível já estejam muito próximas de você.
Os empreendimentos de base domiciliar são uma tendência mundial que não pára de crescer, pois ocupam a enorme lacuna deixada pelo desemprego, pelas mudanças da relação empresa/empregado, pois oferecem uma alternativa para milhões de pessoas insatisfeitas com o que fazem e principalmente com o que ganham, e atraem também empreendedores oferecendo a eles uma real possibilidade de terem o seu próprio negócio sem necessidade de alto investimento. É um sistema muito inteligente, que pega carona em alguns princípios vencedores do franchising: redução dos riscos pela economia de escala, capacitação, marketing e assessoria especializada, em um padrão de sucesso comprovado e reproduzível.
É como se fosse uma franquia pessoal, com a diferença que o empreendedor não precisa investir em ponto de venda, estoque, contabilidade e funcionários, nem pagar royalties. Basta adquirir alguns materiais de apoio, produtos ou serviços e fazer treinamentos para iniciar o seu próprio negócio comercial.
É como se fosse uma franquia pessoal, com a diferença que o empreendedor não precisa investir em ponto de venda, estoque, contabilidade e funcionários, nem pagar royalties. Basta adquirir alguns materiais de apoio, produtos ou serviços e fazer treinamentos para iniciar o seu próprio negócio comercial.
Veja o que dizem alguns especialistas internacionais e nacionais em negócios.
Da mesma forma que no varejo, no franchising e em todos os canais de distribuição tradicionais, vários intermediários são remunerados no caminho entre a fábrica e o cliente final. Existem os importadores, os atacadistas, os distribuidores, os varejistas e as empresas publicitárias que contribuem para aumentar o preço final do produto. A diferença é que, nos sistemas de marketing multinível, esses intermediários são eliminados e os produtos ou serviços chegam direto aos consumidores que também fazem a divulgação e propaganda boca-a-boca do produto e podem indicar para outras pessoas e receber comissões.
Como resultado, forma-se uma rede capilarizada de distribuição, capaz de levar esses produtos ou serviços para as localidades mais remotas do País.
No entanto existem muita confusão sobre o que é e sobre o que NÃO é marketing multinível. Existem muitas ofertas principalmente pela internet de programas que pagam para clicar em anúncios, banners, para ler, para surfar ou programas de afiliação que apesar de poder indicar pessoas (referidos ou referrals) não é MMN porque não movimentam produtos ou serviços comercializáveis.
Vamos abordar várioa assuntos durante o tempo e tambem repassarei vários dicas legais para quem trabalha nesta área, fiquem atentos.
abraços
Shai Granot